03 julho 2013

Critica ao meu blog

Olá pessoas
Bom, aqui está a critica que Silvia fez sobre meu blog. Eu gostei do texto e adorei as dicas que ela deu.
Espero que leiam e, se quiserem, escrevam tambem a critica de vocês!



"Olá a todos!
Aqui estou eu, Sílvia, a postar a critica da fanfic da Vanessa Souza.
Espero que concorde com a critica.

Status do blog:
Nome: Jemi - True Love's a Gift
Género: Romance/Comédia.
Dona do blog: Vanessa Souza
Fanfic a ser criticada: O amor é um presente.

A critica foi feita até ao capitulo 35.

Visual:

 Acho que o visual tem tudo a ver com o género da fic. Parabéns! Nada a falar.

Sinopse: (não existente)

 As escritoras escrevem normalmente a sinopse para o leitor se centrar na história mas também sabem que se não postarem a sinopse ou não a escreverem, o leitor é obrigado a ler os capítulos a ver se gosta ou não da história no entanto, a sinopse também é boa para algumas escritoras pois criam uma linha de raciocínio quanto à história. Sabem por onde começar.
 Acho que fez muito bem o primeiro capitulo mesmo sem sinopse.

Capítulos:

 O primeiro capitulo teve a descrição necessária para o leitor compreender o mínimo da fanfic. Foi um bom capitulo.
 No segundo capitulo, os leitores entenderam um pouco mais do colégio. Muito bem escrito.
 E finalmente, é no capitulo 3 que a história propriamente dita começa. Conseguiu prender-me à história logo nos primeiros capítulos. Quis ler mais e mais... Parabéns! É uma escritora que sabe prender um leitor.
 Já a ler o início do capitulo 4 fiquei cansada de ver a Demi e o Joe a odiar-se. Ok, houve um início de uma má relação entre eles mas não escreva sempre o mesmo. Já todos os leitores perceberam que eles se odeiam. Não faça repetições quanto a isso. Cansei-me de ler acerca da relação entre eles estava já no capitulo 4.
 Também foi no capitulo 4 que eu entendi que a Taylor é uma personagem da mais chata que há. A ideia da fic de colocar toda a acção num colégio e todas as discussões entre jovens já é cansativo. Já li muitas fics por aí que tinham exactamente o mesmo enredo. Tente inovar, criar novas situações, novos locais, novas personalidades...vai prender o leitor com certeza. Coisas novas é o que todo o leitor procura!
 Bem, quanto a erros de ortografia são quase inexistentes. Parabéns! Acho que o único erro que li foi o "pra". Tem a mania de escrever "pra" em todo o lado. Eu entendi ao ler a fic. Achei engraçado mas enjoa para um leitor que está a ler a fanfic estar sempre a ler essa palavra mal escrita. Se for uma fala de algum personagem e quiser escrever numa maneira informal é só colocar 'pra'.
 Gostei da partida que deu aos seus leitores no final do capitulo 6. Todos nós pensávamos que iria aparecer o Joe na porta do quarto mas apareceu uma nova personagem, Miley. Algo que parecia uma situação óbvia, tornou-se numa situação misteriosa.
 Há ainda algumas situações engraçadas na fic que faz o leitor rir.
 Há partes na fic que achei cansativo de ler. Quando eles vão para algum lado e há montes de falas entre os personagens só para dizer que vão. É muito mais preferível a própria narradora ou um dos personagens narrar dizendo que vão para algum lado do que estar umas quantas falas entre os personagens a dizer que vão. Cansa os olhos a um leitor.
 Gostei da forma como desenvolveu a relação entre o Joe e a Demi. Antes era complicado ver sempre o mesmo entre eles mas depois conseguiu fazer com que os leitores se centrassem nos dois personagens.
 Ao longo dos capítulos vejo que aparece uma nova personagem, Sterling, que faz com que o género da história por momentos passe de romance e comédia para mistério. Gostei desse mistério mas se a fic é de comédia e romance não devia haver essas perguntas quanto ao que aconteceu entre o Joe e o Sterling no passado pois dá muitas questões ao leitor e o género da fanfic muda.
 Vi que os capítulos passaram a ser pequenos, tenha cuidado com isso pois muitos dos seus leitores podem ficar desagradados. Tente manter mais ou menos o comprimento dos capítulos. Mesmo que não consiga postar no dia que pretende por ter um capitulo pequeno demore mais um dia para poder escrever mais um pouco e poder postar um capitulo maior aos seus leitores.
 Bem, lendo toda esta fic até ao capitulo 35 pude ver que mesmo estando em todo o lado o casal Jemi, não foi cansativo ver a relação deles a progredir. No início ficou chato porque era ódio e parece que não havia nada de novo mas inverteu tudo isso e conseguiu criar uma relação entre o Joe e a Demi durante os 35 capítulos da sua fic. Parabéns!

Dicas:

1- Tente não repetir sentimentos e as mesmas situações entre as personagens pois cansa o leitor;
2- Tente inovar! Criar novos locais, novas personalidades, novas situações;
3- Tente ter a certeza de que género vai ser a sua fic. Tente pensar primeiro que enredo terá a história;
4- Tente fazer capítulos com a o mesmo comprimento para não desagradar os leitores.

Nota:

A fanfic tem muita coisa que gostei: é bem escrita, a escritora sabe prender o leitor por isso, a minha nota vai ser:

Nota 9."


Selo: 

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, façam críticas, elogiem, deem dicas, enfim...
Façam uma pessoa feliz :D